Base metodológica para uma prática pedagógica mais consciente e humanizada. Palestras, vivências, trocas, artes e movimento. Oportunidade de autoconhecimento e auto transformação através da imagem de ser humano à partir do caminho da Antroposofia.
1000 horas aproximadamente
- Intensivo de janeiro (9 dias).
- 4 encontros de final de semana: março, abril, maio e junho.
- Intensivo de julho (9 dias).
- 4 encontros de final de semana: agosto, setembro, outubro e novembro.
Este valor:
- Inclui coffee break e material pedagógico coletivo;
- Não Iinclui hospedagem e alimentação
Por enquanto ainda não poderemos oferecer nenhum sistema de Bolsa / Descontos.
Trata-se de um curso livre, portanto não concede diploma que habilite à prática pedagógica sem uma certificação oficial em pedagogia ou licenciatura da matéria a ser ministrada. É reconhecido pela Federação da Escolas Waldorf do Brasil e necessário para atuar em escolas Waldorf.
Professores atuantes em escolas Waldorf;
Professores ou futuros professores com intenção de atuar com a pedagogia Waldorf;
Educadores em geral que atuam com crianças e jovens.
Também aceitamos quem já cursou outros seminários para a especialização ou para dar continuidade aos estudos iniciados
É necessário ter mais de 21 anos, ter freqüentado um dos Encontros Introdutórios e ser aprovado pela equipe Coordenadora.
Não é recomendado para gestantes ou mães em período de amamentação.
São opcionais e não estão incluídos na mensalidade.
Reservas realizadas via formulário enviado na semana anterior aos encontros.
Para maiores informações de valores entrar em contato pelo
e-mail: institutoimpulso@gmail.com
Graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP; pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, pela UCAM, RJ. Professora de Ensino Superior em Geologia na Unesp de Bauru. Especializou-se em Pedagogia Waldorf pelo SEPAPA, Botucatu, SP; especialização em Ensino Médio Waldorf em Redding, na Escola Alder Bridge - Inglaterra.. Professora de classe (duas turmas) e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru. Formada em Terapia Artística pela Escola Sagres, Florianópolis, SC. Iniciou suas atividades profissionais na área da pedagogia Waldorf, com a implantação da escola “ Faz de Conta”, em Espírito Santo do Turvo, SP onde também participou do grupo fundador da Associação de Artesãs “Mãos de Fadas”. Membro fundadora da “Viver Escola Waldorf de Bauru”. Atuou junto à equipe responsável pela implantação da pedagogia Waldorf no ensino público, na cidade de Espírito Santo do Turvo, SP. Membro fundador do “Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano” de Bauru. Sócia fundadora da “Eco Escola Bambu”.
Mestre em Física pela UNICAMP. Professora de Ensino Superior em Física na Unesp de Bauru. Graduada em Pedagogia, professora-fundadora da Viver-Escola Waldorf de Bauru. Fez o seminário de Pedagogia Antroposófica para Professores Atuantes, SEPAPA. Professora de classe e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru, professora de Ensino Médio em Física, Química e Geometria na Viver - Escola Waldorf de Bauru e na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu. Tutora de professores de Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Waldorf Veredas de Campinas, Querência de Porto Alegre, na Viver – Escola Waldorf de Bauru. Professora em Seminários de Formação para Professores Waldorf em Botucatu, Belo Horizonte e Porto Alegre. Implantou a escola “ Faz de Conta”, em Espírito Santo do Turvo, SP onde também participou do grupo fundador da Associação de Artesãs “Mãos de Fadas” e atuou junto à equipe responsável pela implantação da pedagogia Waldorf no ensino público, da cidade. Co-fundadora do Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano, organizando ciclo de palestras e seminário de formação para professores Waldorf em Bauru.
Mestrado em Educação pela University of Redlands, EUA, economista pela Faculdade de Economia da USP, pedagogia pelo Emerson College em Forest Row na Inglaterra, com especialização em Ensino Médio Waldorf por Alder Bridge, Inglaterra. Coordenador e co-fundador do Instituto Impulso de formação de professores Waldorf e da Escola do Altruísmo. É tutor pedagógico em Escolas Waldorf do Brasil. Foi diretor pedagógico do Alicerce Educação. Elaborou programas de educação para escolas públicas pelo Instituto Abcd e Coruja Educação. Foi professor de classe Waldorf na Escola Rudolf Steiner em São Paulo, diretor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, da Editora Antroposófica, gestor da Associação Sagres e da Sociedade Antroposófica no Brasil.
Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP; Musicista (Antropomúsica) e pedagoga. Atua na Pedagogia Waldorf há 26 anos, 7 anos como professora de Inglês na Escola Viver de Bauru, 5 anos como professora de Trabalhos Manuais na Escola Waldorf Aitiara e 15 anos como professora de classe, nas escolas Viver de Bauru e Aitiara de Botucatu. Atualmente leva a 3ª turma como professora de classe no 2º ano d a Aitiara. Coordenadora de Curso do Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru.
Professor e artesão/ferreiro, licenciado em Artes Plásticas pela UNESP. Professor Waldorf há 20 anos, como professor de classe e de Artes Plásticas (argila, pintura, modelagem), Marcenaria, Encadernação, História da Arte e Metalurgia (cobre e ferro). Ministrou aulas em seminário a convite do IDW e pelas coordenações locais de Formação de Professores. Contribuiu alguns anos com o Grupo de Ciências Waldorf do Brasil. Atualmente é Coordenador do Curso de Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru, conduz a vivência de Parsifal em escolas pelo Brasil e atua na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu.
I) Encontro Introdutório: um final de semana com a opção de 3 datas.
II) Fundamentação Antropológica/Antroposófica.
III) Fundamentação Pedagógica.
IV) Especialização em Infantil, Fundamental ou Médio (conforme o número de participantes).
V) Módulo de Conclusão.
- Estudo dos livros: Teosofia, Arte da Educação I.
- Biografia humana e Setênios.
Observação Goetheanística, arquétipos planetários, Sete Processos Vitais.
Arquétipos Zodiacais, Doze sentidos.
Trimembração, Meditação, Embriologia, Cosmogonia.
Os temperamentos, Quadrimembração.
Primeiro Setênio, Tipos constitucionais da criança, Ritmo,
festas do ano, contos de fadas, desenho infantil, o brincar e os brinquedos
Maturidade escolar.
Contação de histórias, tipos de história;
Panorama do currículo horizontal, Imagens e Fantasia.
Importância das atividades artísticas, estruturação da aula
e das épocas, Caderno de Épocas.
Tipos planetários
Linguística, Parsifal, Agrimensura, Currículo Social, Ciências Sociais, Ciências da natureza.
Permacultura e Ecologia, Formas de avaliação, Goetheanismo nas aulas de ciências,
Ensino por projetos e outras formas pedagógicas, Prevenção de dependência química.
ETAPAS
|
MÓDULOS
|
PARCELAS
|
MENSALIDADES
|
TEMAS
|
1 | INTRODUTÓRIO | |||
2 | MATRÍCULA | |||
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo I
|
3 | março |
Quadrimembração
|
4 | abril | |||
5 | maio | |||
6 | junho | |||
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo II
|
7
|
jul/23
|
Trimembração
|
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo III
|
8 | agosto |
Cosmogênese Embriogênese
|
9 | setembro | |||
10 | outubro | |||
11 | novembro | |||
12 | dezembro | |||
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo IV
|
13
|
jan/24
|
12 Sentidos
|
Teoria do Conhecim. | ||||
Filosofia da Liberdade | ||||
14 | fevereiro | |||
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo V
|
15 | março |
7 Processos e Pedagogia do Fazer
|
16 | abril | |||
17 | maio | |||
18 | junho | |||
ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
|
módulo VI
|
19
|
jul/24
|
Biografia Humana e Setênios
|
ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
|
módulo VII
|
20 | agosto |
Fundamentação Pedagógica - 1º Setênio
|
21 | setembro | |||
22 | outubro | |||
23 | novembro | |||
24 | dez. | |||
ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
|
módulo VIII
|
25
|
jan/25
|
Fundamentação Pedag. - 2º Setênio
|
26 | fevereiro | |||
ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
|
módulo IX
|
27 | março |
Fundamentação Pedag. - 3º Setênio
|
28 | abril | |||
29 | maio | |||
30 | junho | |||
ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
|
módulo X
|
31
|
jul/25
|
Especialização e Teatro: Educação Infantil e
Ensino Fundamental
|
ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
|
módulo XI
|
32 | agosto |
Especialização e Estágios: Educação Infantil e
Ensino Fundamental
|
33 | setembro | |||
34 | outubro | |||
35 | novembro | |||
36 | dez. | |||
ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
|
módulo XII
|
37
|
jan/26
|
Meditação, Estrutura Social e Gestão na Escola
Waldorf e Parsifal
|
38 | fevereiro | |||
ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
|
módulo XIII
|
39 | março |
Especialização, OBS de crianças, inclusão e
TCC: |
40 | abril | Educação Infantil e Ensino Fundamental | ||
41 | maio | |||
42 | junho |
6ª Feira
Sábado (manhã)
6h00 – 7h00: Café da manhãSábado(tarde)
14h00 – 15h30 - Artes: Grupo 3 - AquarelaSábado (noite)
20h00 – 20h30: cantoDomingo (manhã)
7h30 – 8h00: Atividade rítmicaRota 1: Na Marechal Rondon, sentido à Agudos, pegar a saída 329 e fazer o retorno. Já do outro lado da Rondon, entrar pelo portal do Recanto dos Nobres e seguir por 1,5 km (4 quadras). O destino estará à esquerda, ao lado de um terreno com palanques pintados de vermelho e branco.
Rota 2: Na Marechal Rondon, sentido à Agudos, entrar no km 336 (próximo ao Alameda Quality Center). Vire à esquerda no segundo pontilhão. Entre na rua Pedro Vicente Govedice (localizada entre a Polimix e Salão das Testemunhas de Jeová). Siga até o final desta rua e vire à esquerda. O destino estará à esquerda.
Transporte público: o ônibus da linha Bauru/Agudos para na rodovia em frente ao Portal do Recanto dos Nobres (1,5 km da Eco escola).
Contato: Juliana Retz
Telefone: (14) 98103-0843
Email: institutoimpulso@gmail.com
Obs: Inscrições via email