.pesquisa {overflow:auto;height:100%}

Instituto Impulso

Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf - Bauru.



Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf de Bauru


Antroposofia e a Pedagogia Waldorf


Base metodológica para uma prática pedagógica mais consciente e humanizada. Palestras, vivências, trocas, artes e movimento. Oportunidade de autoconhecimento e auto transformação através da imagem de ser humano à partir do caminho da Antroposofia.

Informações sobre a próxima turma por email (institutoimpulso@gmail.com)

Curso

Carga horária do Curso:

1000 horas aproximadamente



Distribuição dos Módulos :

- Intensivo de janeiro (9 dias).

- 4 encontros de final de semana: março, abril, maio e junho.

- Intensivo de julho (9 dias).

- 4 encontros de final de semana: agosto, setembro, outubro e novembro.

Curso

O investimento do curso está dividido em mensalidades que incluem o coffee break e material pedagógico coletivo e não inclui hospedagem e alimentação. Maiores informações por email (institutoimpulso@gmail.com)

Este valor:

- Inclui coffee break e material pedagógico coletivo;

- Não Iinclui hospedagem e alimentação


Bolsas / Descontos:

Por enquanto ainda não poderemos oferecer nenhum sistema de Bolsa / Descontos.

Certificados

Trata-se de um curso livre, portanto não concede diploma que habilite à prática pedagógica sem uma certificação oficial em pedagogia ou licenciatura da matéria a ser ministrada. É reconhecido pela Federação da Escolas Waldorf do Brasil e necessário para atuar em escolas Waldorf.

Curso

A quem se destina




    Professores atuantes em escolas Waldorf;

    Professores ou futuros professores com intenção de atuar com a pedagogia Waldorf;

    Educadores em geral que atuam com crianças e jovens.

    Também aceitamos quem já cursou outros seminários para a especialização ou para dar continuidade aos estudos iniciados

    É necessário ter mais de 21 anos, ter freqüentado um dos Encontros Introdutórios e ser aprovado pela equipe Coordenadora.

    Não é recomendado para gestantes ou mães em período de amamentação.

    Nosso Espaço


    A Eco Escola conta com um refeitório e um alojamento

      Refeições e hospedagens:

      São opcionais e não estão incluídos na mensalidade.
      Reservas realizadas via formulário enviado na semana anterior aos encontros.

      Para maiores informações de valores entrar em contato pelo
      e-mail: institutoimpulso@gmail.com


            Os Professores do Instituto Impulso


            Luciana Maria Retz

            Graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP; pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, pela UCAM, RJ. Professora de Ensino Superior em Geologia na Unesp de Bauru. Especializou-se em Pedagogia Waldorf pelo SEPAPA, Botucatu, SP; especialização em Ensino Médio Waldorf em Redding, na Escola Alder Bridge - Inglaterra.. Professora de classe (duas turmas) e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru. Formada em  Terapia Artística pela Escola Sagres, Florianópolis, SC. Iniciou suas atividades profissionais na área da pedagogia Waldorf, com a implantação da escola “ Faz de Conta”, em Espírito Santo do Turvo, SP onde também participou do grupo fundador da Associação de Artesãs “Mãos de Fadas”. Membro fundadora da “Viver Escola Waldorf de Bauru”. Atuou junto à equipe responsável pela implantação da pedagogia Waldorf no ensino público, na cidade de Espírito Santo do Turvo, SP. Membro fundador do  “Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano” de Bauru. Sócia fundadora da “Eco Escola Bambu”.


            Cláudia Maria Retz Toledo Veiga

            Mestre em Física pela UNICAMP. Professora de Ensino Superior em Física na Unesp de Bauru. Graduada em Pedagogia, professora-fundadora da Viver-Escola Waldorf de Bauru. Fez o seminário de Pedagogia Antroposófica para Professores Atuantes, SEPAPA. Professora de classe e de matéria no Ensino Fundamental na Viver - Escola Waldorf de Bauru, professora de Ensino Médio em Física, Química e Geometria na Viver - Escola Waldorf de Bauru e na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu. Tutora de professores de Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Waldorf Veredas de Campinas, Querência de Porto Alegre, na Viver – Escola Waldorf de Bauru. Professora em Seminários de Formação para Professores Waldorf em Botucatu, Belo Horizonte e Porto Alegre. Implantou a escola “ Faz de Conta”, em Espírito Santo do Turvo, SP onde também participou do grupo fundador da Associação de Artesãs “Mãos de Fadas” e atuou junto à equipe responsável pela implantação da pedagogia Waldorf no ensino público, da cidade. Co-fundadora do Instituto Impulso Formação e Desenvolvimento Humano, organizando ciclo de palestras e seminário de formação para professores Waldorf em Bauru.


            Alfredo Rheingantz

            Mestrado em Educação pela University of Redlands, EUA, economista pela Faculdade de Economia da USP, pedagogia pelo Emerson College em Forest Row na Inglaterra, com especialização em Ensino Médio Waldorf por Alder Bridge, Inglaterra. Coordenador e co-fundador do Instituto Impulso de formação de professores Waldorf e da Escola do Altruísmo. É tutor pedagógico em Escolas Waldorf do Brasil. Foi diretor pedagógico do Alicerce Educação. Elaborou programas de educação para escolas públicas pelo Instituto Abcd e Coruja Educação. Foi professor de classe Waldorf na Escola Rudolf Steiner em São Paulo, diretor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner, da Editora Antroposófica, gestor da Associação Sagres e da Sociedade Antroposófica no Brasil.


            Juliana Retz

            Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP; Musicista (Antropomúsica) e pedagoga. Atua na Pedagogia Waldorf há 26 anos, 7 anos como professora de Inglês na Escola Viver de Bauru, 5 anos como professora de Trabalhos Manuais na Escola Waldorf Aitiara e 15 anos como professora de classe, nas escolas Viver de Bauru e Aitiara de Botucatu. Atualmente leva a 3ª turma como professora de classe no 2º ano d a Aitiara. Coordenadora de Curso do Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru.


            Vander Vicentin

            Professor e artesão/ferreiro, licenciado em Artes Plásticas pela UNESP. Professor Waldorf há 20 anos, como professor de classe e de Artes Plásticas (argila, pintura, modelagem), Marcenaria, Encadernação, História da Arte e Metalurgia (cobre e ferro). Ministrou aulas em seminário a convite do IDW e pelas coordenações locais de Formação de Professores. Contribuiu alguns anos com o Grupo de Ciências Waldorf do Brasil. Atualmente é Coordenador do Curso de Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru, conduz a vivência de Parsifal em escolas pelo Brasil e atua na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu.


            O Curso


            Etapas

            I) Encontro Introdutório: um final de semana com a opção de 3 datas.

            II) Fundamentação Antropológica/Antroposófica.

            III) Fundamentação Pedagógica.

            IV) Especialização em Infantil, Fundamental ou Médio (conforme o número de participantes).

            V) Módulo de Conclusão.

            II – Fundamentação Antroposófica.

            - Estudo dos livros: Teosofia, Arte da Educação I.

            - Biografia humana e Setênios.

            Observação Goetheanística, arquétipos planetários, Sete Processos Vitais.

            Arquétipos Zodiacais, Doze sentidos.

            Trimembração, Meditação, Embriologia, Cosmogonia.

            Os temperamentos, Quadrimembração.

            III – Fundamentação Pedagógica

            Primeiro Setênio, Tipos constitucionais da criança, Ritmo,

            festas do ano, contos de fadas, desenho infantil, o brincar e os brinquedos

            Maturidade escolar.

            Segundo Setênio

            Contação de histórias, tipos de história;

            Panorama do currículo horizontal, Imagens e Fantasia.

            Importância das atividades artísticas, estruturação da aula

            e das épocas, Caderno de Épocas.

            Terceiro Setênio

            Tipos planetários

            Linguística, Parsifal, Agrimensura, Currículo Social, Ciências Sociais, Ciências da natureza.

            Permacultura e Ecologia, Formas de avaliação, Goetheanismo nas aulas de ciências,

            Ensino por projetos e outras formas pedagógicas, Prevenção de dependência química.



            Programa Geral do Curso.

            ETAPAS
            MÓDULOS
            PARCELAS
            MENSALIDADES
            TEMAS
            1 INTRODUTÓRIO
            2 MATRÍCULA
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo I
            3 março
            Quadrimembração
            4 abril
            5 maio
            6 junho
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo II
            7
            jul/23
            Trimembração
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo III
            8 agosto
            Cosmogênese Embriogênese
            9 setembro
            10 outubro
            11 novembro
                12 dezembro  
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo IV
            13
            jan/24
            12 Sentidos
            Teoria do Conhecim.
            Filosofia da Liberdade
                14 fevereiro  
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo V
            15 março
            7 Processos e Pedagogia do Fazer
            16 abril
            17 maio
            18 junho
            ETAPA 1 - Fundamentação Antroposófica
            módulo VI
            19
            jul/24
            Biografia Humana e Setênios
            ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
            módulo VII
            20 agosto
            Fundamentação Pedagógica - 1º Setênio
            21 setembro
            22 outubro
            23 novembro
                24 dez.  
            ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
            módulo VIII
            25
            jan/25
            Fundamentação Pedag. - 2º Setênio
                26 fevereiro  
            ETAPA 2 - Fundamentação Pedagógica
            módulo IX
            27 março
            Fundamentação Pedag. - 3º Setênio
            28 abril
            29 maio
            30 junho
            ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
            módulo X
            31
            jul/25
            Especialização e Teatro: Educação Infantil e Ensino Fundamental
            ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
            módulo XI
            32 agosto
            Especialização e Estágios: Educação Infantil e Ensino Fundamental
            33 setembro
            34 outubro
            35 novembro
                36 dez.  
            ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
            módulo XII
            37
            jan/26
            Meditação, Estrutura Social e Gestão na Escola Waldorf e Parsifal
                38 fevereiro  
            ETAPA 3 - Especialização Pedagógica
            módulo XIII
            39 março
            Especialização, OBS de crianças, inclusão e TCC:
            40 abril Educação Infantil e Ensino Fundamental
            41 maio  
            42 junho  

            Exemplo de Horário de Encontro de Final de Semana.

            6ª Feira


            18h00 – 19h00: Jantar
            19h30 – 20h00: Canto
            20h00 – 21h30: Palestra

            Sábado (manhã)

            6h00 – 7h00: Café da manhã
            7h30 – 8h00: Atividade rítmica
            8h00 – 9h30: Palestra
            9h30 – 10h00: Lanche
            10h00 – 11h30: Artes: Grupo 1- Aquarela
            Grupo 2- Trabalhos Manuais
            Grupo 3- Estudo
            11h30 – 12h30: Roda de conversa
            12h30 – 14h00: Almoço

            Sábado(tarde)

            14h00 – 15h30 - Artes: Grupo 3 - Aquarela
            Grupo 1 - Trabalhos Manuais
            Grupo 2- Estudo
            15h30 – 16h00: Lanche
            16h00 – 17h30 - Artes: Grupo 2- Aquarela
            Grupo 3- Trabalhos Manuais
            Grupo 1- Estudo
            17h30 – 19h00: Portfólio
            19h00– 20h00: Jantar

            Sábado (noite)

            20h00 – 20h30: canto
            20h00 – 21h30: Palestra

            Domingo (manhã)

            7h30 – 8h00: Atividade rítmica
            8h00 – 9h30: Palestra
            9h30 – 10h00: lanche
            10h00 – 10h40: Canto
            10h40 – 12h30: Retrospectiva e Avaliação
            12h00 – 13h00: Almoço

            Como Chegar



            Rota 1: Na Marechal Rondon, sentido à Agudos, pegar a saída 329 e fazer o retorno. Já do outro lado da Rondon, entrar pelo portal do Recanto dos Nobres e seguir por 1,5 km (4 quadras). O destino estará à esquerda, ao lado de um terreno com palanques pintados de vermelho e branco.

            Rota 2: Na Marechal Rondon, sentido à Agudos, entrar no km 336 (próximo ao Alameda Quality Center). Vire à esquerda no segundo pontilhão. Entre na rua Pedro Vicente Govedice (localizada entre a Polimix e Salão das Testemunhas de Jeová). Siga até o final desta rua e vire à esquerda. O destino estará à esquerda.

            Transporte público: o ônibus da linha Bauru/Agudos para na rodovia em frente ao Portal do Recanto dos Nobres (1,5 km da Eco escola).

            Contato:

            Contato: Juliana Retz

            Telefone: (14) 98103-0843

            Email: institutoimpulso@gmail.com

            Obs: Inscrições via email